01/12/2015
Liberadas obras da bacia de evolução do Complexo Portuário

O evento foi realizado no resort Infinity Blue, em Balneário Camboriú. Trata-se da primeira fase das obras de reestruturação do canal de navegação do Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açú, com investimentos de R$ 105 milhões, pelo Governo do Estado.

A obra vai englobar a dragagem de alargamento do canal de navegação e a implantação da nova bacia de evolução na Baía Afonso Wippel (Saco da Fazenda), o que vão ampliar a condição operacional do Complexo Portuário. "Com essa primeira etapa concluída ampliaremos o tamanho dos navios operados de 306 metros para 335 metros de comprimento, o que representará um grande avanço de competitividade para nosso porto e demais terminais que compõem o Complexo Portuário", explica o superintendente do Porto de Itajaí, engenheiro Antonio Ayres dos Santos Júnior.

Para o governador Raimundo Colombo, essa obra é indispensável e fundamental para que o porto seja cada vez mais competitivo e continue ajudando no desenvolvimento de Santa Catarina. "É uma obra grande, de custo elevado, mas precisa ser feita. Com a licença ambiental, a obra pode ser iniciada imediatamente", acrescenta.

Segundo Ayres, se não houver a obra, os novos navios que já trafegam na costa brasileira não poderão atracar em Itajaí e, com isso, o Complexo Portuário do Itajaí perde significativamente suas condições operacionais. "Itajaí e Navegantes movimentam cerca de 1,1 milhão de TEUs (Twenty-foot Equivalent Unit - unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés) por ano, o que nos coloca na segunda posição do ranking nacional de movimentação de cargas conteinerizadas, atrás apenas de Santos. Sem as obras essa condição estaria perdida", complementa.

Para o prefeito Jandir Bellini, a nova bacia de evoluções será fundamental para a garantia do processo de desenvolvimento de Itajaí e região. "Hoje somos o primeiro Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina e muito de nosso sucesso está atrelado à atividade portuária, que é o principal alicerce de nossa economia. Esperávamos ansiosamente por essa licença, para que possamos iniciar as obras e garantirmos a continuidade de nossa trajetória de crescimento", diz Bellini, ressaltando que hoje Itajaí responde por mais de 70% da corrente de comércio do Estado.

A obra- O processo licitatório da obra foi vencido pela empresa Triunfo Engenharia, que também já elaborou os projetos executivos. Agora o próximo será a assinatura da ordem de serviços, nos próximos dias, para a mobilização do canteiro de obras e o início efetivo dos trabalhos.

O projeto ainda envolve, na sequencia, retirada das guias correntes em frente ao Saco da Fazenda nas margens de Itajaí e Navegantes e a dragagem da nova bacia no local, com diâmetro de 530 metros e profundidade de 13 metros. O volume estimado de pedras a ser removido é de 463.140,39 metros cúbicos. O prazo para a conclusão da obra é de 18 meses.

Com relação à segunda fase, que engloba mais investimentos de aproximadamente R$ 240 milhões, custeados pela Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP), a expectativa é de que os investimentos ocorram a partir de 2016/17. Com as obras dessa segunda fase concluídas, o Complexo poderá operar cargueiros de até 365 metros.

Essa fase vai englobar a realocação do molhe norte, possibilitando que o canal de acesso fique com a largura de 220 metros, ampliação da nova bacia de evolução (no Saco da Fazenda) e dragagens na bacia e canais de acesso.

 

 

Fonte: Porto Itajaí

 
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