A Câmara de Comércio Exterior (Camex) publicou no Diário Oficial da União desta terça-feira (21) resolução que altera para 2% o imposto de importação de uma série de bens de capital e de alguns equipamentos de informática e telecomunicações que não são produzidos no país.
As medidas seguem-se a reduções semelhantes tomadas nos meses anteriores. Em junho, a Camex beneficiou 298 produtos com renovação e novas concessões de corte de imposto também dos setores de bens de capital e informática.
Na resolução publicada nesta terça-feira, a redução do imposto vai até o final de 2013, incluindo bens novos na chamada \"condição de ex tarifários\", em que há redução temporária de alíquota do imposto de importação quando não houver a produção nacional.
Entre os bens de capital listados na condição estão ferramentas para estamparia de metais, motores marítimos e para locomotivas, compressores de gases e os produtos de telecomunicações e informática incluem máquinas de impressão, equipamentos para monitoramento à distância, monitores e controles eletrônicos para airbags.
Em outra resolução, a Camex alterou para 2%, por um período de 180 dias, até o limite de 50 mil toneladas, a alíquota do Imposto de Importação das sardinhas. A decisão do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, ad referendum do Conselho de Governo da Camex, levou em consideração, entre outros fatores, a situação de desabastecimento.
http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/08/camex-volta-a-reduzir-imposto-de-importacao-de-bens-de-capital.html