Os volumes de movimentação de contêineres em todo mundo alcançaram o recorde de 608 milhões de Teus (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), de acordo com dados elaborados pela Alphaliner com a ajuda de informações de 750 portos.
Apesar de o volume total ter sido afetado pela crise econômica global, que resultou no primeiro ano com cenário negativo para a indústria desde 2009, os volumes agregados registraram uma média de crescimento anual de 4,5% desde 2007.
A China manteve a liderança no market share na movimentação de contêineres, com o volume total de movimentações chegando a 188 milhões de Teus, quase o mesmo montante projetado para ser içado pelos dez maiores países do mundo (193 milhões de Teus).
Os volumes chineses, incluindo Hong Kong, vêm crescendo com uma média de 8% ao ano no período entre 2008-2011, maior alta observada entre as principais regiões que movimentam contêineres.
Embora a maior parte das regiões globais tenham se recuperado solidamente das quedas observadas em 2009, duas regiões bastante afetadas pela crise de então (América do Norte e Europa) ainda não conseguiram recuperar os volumes pré-crise. Os volumes da América do Norte, por exemplo, foram especialmente afetados e observaram uma média de queda de 1,2% ao ano entre 2007-2011, enquanto os volumes da Europa observaram média de crescimento de 0,7% ao ano no mesmo período, alta singela motivada pelo cenário da Rússia, que registrou incremento de 7,3% enquanto outros países europeus tiveram baixo crescimento ou resultados negativos.
http://www.guiamaritimo.com.br/china-lidera-market-share-no-setor-de-conteineres/