A Secretaria de Comércio e Serviços (SCS) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) participa das reuniões para a harmonização do comércio exterior de serviços no Mercosul. As discussões começaram na quarta-feira (6/5) e vão hoje. Do lado brasileiro, estão presentes técnicos MDIC e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além de representantes do Uruguai, Paraguai e Argentina.
A intenção do Grupo de Trabalho de Comércio Exterior e Serviços da Reunião Especializada de Estatísticas do Mercosul (REES), é definir os objetivos estratégicos do grupo, como a criação de uma base de dados comum do Mercosul para o setor, que contribuirá para a tomada de decisões dos órgãos do bloco e criar estatística com maior confiabilidade e acordadas pelos estados integrantes. A proposta elaborada durante os encontros vai ser submetida pela REES ao Grupo Mercado Comum do Mercosul para validação.
De acordo com a diretora de Políticas de Comércio e Serviços da SCS, Edna Cesetti, construir um cronograma de trabalho é importante para desenvolver uma base de dados sólida e harmonizada. "É preciso que haja uma linguagem única de estatísticas, que vai servir para ajudar nas comparações, negociações e acordos efetivos entre os países do Mercosul", explica a diretora.
Fonte: http://www.desenvolvimento.gov.br/