A projeção representa uma movimentação de mais de 4 milhões de toneladas Só no pagamento de impostos, a expectativa é repassar mais de R$ 3 milhões este ano para o município.
Essa possibilidade tem em vista as obras que foram feitas na dragagem de aprofundamento. Com a homologação da nova profundidade, em outubro de 2015, já foi possível ter aumento na movimentação, principalmente, de commodities agrícolas.
— Estamos definitivamente no circuito das grandes empresas de commodities e, com isso, conseguindo viabilizar o crescimento do porto. Então a estimativa é que, desde que a SCPar e o governo do Estado assumiram a administração do porto, em dezembro de 2012, nós possamos chegar a um crescimento acumulado entre 70% e 80%” — afirma o presidente do Porto de Imbituba, Rogério Pupo.
Com relação aos investimentos, a SCPar cita melhoria da infraestrutura portuária, entre elas: modernização do parque de informática para uma movimentação de embarque e desembarque mais rápida; obras de sinalização náutica; instalação de novos marégrafos e estações meteorológicas que vão aumentar a segurança e garantir mais precisão em todas as manobras; ampliação da área de armazenagem; e, em conjunto com a Secretaria Especial de Portos (SEP), investimento no sistema viário da cidade. Também estão previstas melhorias para os caminhoneiros que carregam a carga para o Porto de Imbituba.
Fonte: Clirbs