Trabalhadores se mobilizam para conclusão das obras de berços.
Representantes dos sindicatos de mão de obra avulsa que operam em Itajaí estiveram reunidos com a Autoridade Portuária e com o deputado federal Décio Lima, para solicitar o apoio político do parlamentar catarinense na liberação dos recursos para a conclusão das obras de reforço e realinhamento dos berços 3 e 4. A obra foi iniciada em abril de 2014 e a previsão era para estar concluída em 18 meses. No entanto, com o contingenciamento dos recursos, feitos pelo Governo Federal, a entrega da obra está atrasada e os serviços seguem em ritmo lento.
"A liberação desses recursos será fundamental para que possamos concluir as obras dos dois berços públicos em curto espaço de tempo e, a partir daí, voltarmos a operar no Porto Público, abrindo a possibilidade da movimentação de carga geral", informa o superintendente do Porto de Itajaí, Antonio Ayres dos Santos Júnior.
Para o presidente do Sindicato dos Estivadores de Itajaí, Saul Airoso da Silva, a conclusão das obras dos berços 3 e 4 é de extrema importância, porque cria a possibilidade aumento da movimentação do Porto de Itajaí em até 50%. "Aumenta também o ganho do trabalhador portuário, que vem sentindo drasticamente o impacto da paralisação das obras nos dois berços, mas principalmente impulsiona a economia local e regional", diz Silva.
Fonte: Porto de Itajaí