04/05/2016
Santa Catarina gera 8 mil empregos no primeiro trimestre!

No primeiro trimestre de 2016, Santa Catarina gerou mais de oito mil vagas formais no mercado de trabalho, segundo dados do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged), disponibilizado pelo Ministério do Trabalho. Se comparado ao mesmo período em 2015, em que o Estado criou 30.693 vagas, a queda foi de 70%. Esse recuo na oferta de vagas foi puxado pelos setores do comércio com a redução de 7.082 vagas e da construção civil, com menos 87 postos de trabalhos ofertados. Já outros setores da economia impulsionaram novas vagas de emprego como serviços, com um pouco mais de cinco mil vagas, agropecuária com 1.342 novos empregos e a indústria que foi o setor que mais criou oportunidades de trabalho para os catarinenses: 9.014 vagas.

Apesar da diminuição dos postos de trabalhos no estado, Santa Catarina alcançou o segundo melhor resultado para o período no país, com número maior de contratações do que demissões, atrás apenas do Rio Grande do Sul.

Na avaliação da Fecomércio SC os dados divulgados do Caged preocupam e demonstram que o mercado de trabalho vem perdendo o dinamismo, especialmente a partir da última década. A elevação dos custos da produção não vem acompanhada do aumento de produtividade, resultando na compressão da margem de lucro das empresas, inflação e redução em seus investimentos.

"A queda do emprego formal reduz a renda da população, já que muitos desempregados tenderão aceitar empregos informais ou temporários, diminuindo a qualidade do emprego e o consumo. O resultado desse processo é o panorama atual da economia brasileira de longa retração. É urgente uma ampla reforma tributária e trabalhista, na busca de aumentar a competitividade de nossas empresas e sair do patamar de baixo crescimento", afirma o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

País fechou mais de 300 mil vagas

No Brasil, o saldo líquido de vagas no primeiro trimestre foi negativo - no primeiro trimestre de 2016, o Brasil fechou 323.052 postos de trabalho formal. Nos últimos 12 meses, já foram suprimidas mais 1,8 milhão de vagas formais no Brasil em todos os ramos da economia.

Santa Catarina no ranking das oportunidades

Blumenau conquistou a quinta posição na lista das cidades brasileiras com maior criação de vagas de empregos formais no primeiro trimestre de 2016. Foram geradas 2.904 vagas, concentradas nos setores de serviços com 2.197 vagas e na indústria com um saldo positivo de 1.130.

 

http://www.revistaportuaria.com.br/

 

 

 

 
space
     
Rua Gustavo Kohler, 250, Bloco A, Sala 01    Bairro Souza Cruz    CEP: 88354-460 - Brusque - SC / BRASIL        Telefone: +55. 47. 3355. 6410
  © 2010 OCEANSIDE  
  MLBC