A superintendência do Porto de Itajaí (SC) informou que foram retomadas nesta segunda-feira (21) as atividades portuárias após cerca de 25 dias de paralisação, devido a greve dos conferentes.
O fim da greve ocorreu no sábado, após acordo entre os trabalhadores e a empresa APM Terminals Itajaí, operadora portuária arrendatária do terminal decContêineres do porto.
Segundo a superintendência, a atracação do cargueiro Hanjin Chittagong, na manhã desta segunda-feira, marca a retomada das atividades portuária. O cargueiro deve carregar aproximadamente 180 contêineres, com cerca de 3 mil toneladas de mercadorias. Para a tarde, está prevista a atracação do navio Maersk Jaipur, que deve movimentar, entre carga e descarga, cerca de 300 contêineres.
Em nota, a APM Terminals informou que aceitou a última proposta encaminhada pelo Sindicato dos Conferentes. \"As partes convergiram seus interesses, no sentido de assegurar trabalho e renda aos trabalhadores e, simultaneamente, trazer competitividade ao terminal portuário\", informou a empresa em comunicado.
A paralisação foi iniciada no dia 28 de outubro. Segundo o presidente do Sindicato dos Conferentes do Porto de Itajaí, Laerte Miranda Filho, pelo acerto, a empresa se comprometeu a não contratar por um prazo de dois anos conferentes com vínculo empregatício. A categoria continuará a receber por empreitada. Porém, com uma redução de 30% no valor pago por período trabalhado.
Fonte: http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2011/11/greve-acaba-e-porto-de-itajai-retoma-operacoes.html